terça-feira, 30 de setembro de 2014

skate

Hoje resolvi usar um brinquedo que comprei quando fui para os Estados Unidos. Meu mini skate com rodas de gel grandes, para usar na rua. Para os que não me conhecem, eu, no auge dos 15, 16 anos, andava de skate. Não esses longs que estão na moda, aquele skate de manobra. Eu, todos meus irmãos, todos meus primos, todos meus amigos. Era um negócio de outro planeta. Claro que ninguém era bom o suficiente para seguir carreira com isso, mas eu gostava da parada.
            Com o tempo, cada um foi deixando seu skate na prateleira e até hoje tropeçamos em peças de skates velhos nos porões da vida. Rodas aqui, rolamentos pra lá. Um truck que virou cabide. Um shape que virou quadro. Skate fez parte da nossa infância.
            Em terras do bom e velho Sr. Walt Disney, me deparei com um skate mini, com rodas de gel grandes, para usar na rua. Cocei a cabeça, a namorada olhou para o outro lado, e joguei pra dentro do carrinho sem avisar ninguém. Fez boa viagem? Foi ótimo! Nem na alfândega me pararam.
            O problema é que o mini skate ficou com a mesma importância valiosa que os outros: de enfeite. Por diversos motivos, claro, mas principalmente porque o skate não é mais uma prioridade como era antes: acordava as 6 da manhã espontaneamente e ia acordar os vizinhos e família com o barulho do skate. Hoje, já tenho mil coisas pra fazer, e andar de skate é um dos entretenimentos que posso curtir quando tem tempo. Mas ele tá um pouco pra baixo demais na lista para de fato acontecer.
            Mas hoje sobrou tempo. Estudei, li, escrevi, toquei música, brinquei de DJ, tomei sol, brinquei com o Jack, comi uma mexerica. Lá pelas tantas, ainda tinha tempo. E eu precisava comprar um tênis novo no shopping: longe demais para ir a pé, perto demais para ir de carro. E a bike tá sem cadeado. Pronto, brilhou o skate! Tomou vida, saiu do enfeite e veio para meus pés. Como a bicicleta, uma vez de pé no skate, nunca mais desaprendemos.
            O caminho de ida foi turbulento. Se a cidade já é uma grande m*&^a para andar de bicicleta com aquelas rodas gigantes de mountain bike, o que seria do meu pobre skate com rodas de gel? Foi difícil, mas curti, cheguei, comprei e saí logo de lá. (Confesso que deu vontade de dar uma volta de skate no chão do shopping de tão liso que é).
            Mas a crônica só veio por um motivo. A volta. Entre ruas e pedras e quase tombos, o farol dos carros apagou e vi a rua inteira livre. Fui no pau! Rápido e veloz. E quando vejo, 5 sujeitos vindo na direção contrária de skate também! Minha gangue! Meus parças! Um por todos! Todos pelo skate! A liberdade zunia nos meus ouvidos vendo todos chegarem. O primeiro passou por mim, com vergonha, mas depois do terceiro, rolou um: E ae mano do skate! Opa opa opa! Aee porra! No último, não resisti. Mandei um high-five e continuamos viagem, cada um pro seu lado. Sensacional.

            E ai cheguei em casa e olhei no espelho. Um homem de 48 anos. Que comprou um skate há 24 anos e voltou a usar agora. A vida passa. A namorada é esposa. E aquela gangue tem idade para ser meus filhos. Passou rápido, mas veio como um turbilhão. Com direito à high-five e liberdade infinita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário