segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

a nossa iniciação

Todos que são da minha geração pra cima, e um pouquinho para baixo, tiveram que passar pela iniciação tecnológica da vida. Foi o processo árduo de ler manuais de instrução de um trilhão de objetos tecnológicos que chegaram e a gente nem sabia o que fazer. Passar a entender uma lógica diferente no mundo.
            Já escrevi numa crônica sobre a primeira fita de videogame que ganhei. Não fazia o menor sentido aquela peça de plástico, sem botão, que não era uma mini-televisão e aparentemente não servia pra nada. Mas fui iniciado no universo e tive que aprender a mexer em tecnologia (seja lá o que isso seja).
            Com 16 anos ganhei meu primeiro celular, comecei a engatinhar na área e, a pedidos do meu pai, li todo o manual de instrução. Como se fosse uma prova. Desesperado, caso eu clicasse o botão que alterasse a língua para o Tailandês e não soubesse como voltar.
            O primeiro computador que meu irmão ganhou, isso sim era um sucesso. Virei adulto em menos de 2 meses: sabia abrir e fechar aquela CPU, colocar a placa de LAN, placa de vídeo, mudar o HD de lugar, colocar mais memória RAM. Noites em claro para fazer a internet discada e depois wi-fi funcionar (Orinoco, alguém? Ou só foi lá em casa essa piada?).
            Os livros e manuais de instrução ocupavam prateleiras inteiras em casa. A Barsa foi dando espaço aos “Como montar uma planilha no Excel”, “Formate seu computador com Windows 97”, instalação do primeiro The Sims (37 CDs e uma vida inteira).
            E ai, de repente, tudo ficou fácil. Não vinham mais manuais de instrução e sim garantias de compra e adesivos de maçã. Não tinha nem mais como abrir o computador. Games? Só clicar no botão da nuvem que ele aparece no seu console. Tudo virou uma coisa só que até um homem das cavernas (leia-se "nossos avôs") conseguem mexer.
            Como pregadores da nossa própria educação, às vezes sinto que fará falta às próximas gerações saberem abrir um celular. Ou não, e eu que perdi um tempão com esses manuais de instrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário